Educação para a cidadania (6º D)


Este pretende ser um espaço de diálogo  e de partilha onde vamos todos CRESCER!



Trabalhar em equipa  resulta sempre  

Para além da resolução de situações pontuais ligadas ao comportamento/ atitudes já foram desde o início do ano letivo dinamizadas/ realizadas as seguintes atividades:

Ano letivo 2015/16




Ano letivo 2014/15

É bom ajudar os outros!!!!
  • Visionamento de um video sobre bullying e debate sobre o seu conteúdo;
  • Preparação da reunião intercalar;
  • Entrega e discussão/ esclarecimento dos critérios de avaliação e de um documento que os representantes dos Encarregados de Educação elaboraram com o resumo do que foi tratado nos pontos um e dois da reunião intercalar;
  • Exploração do blogue da turma;
  • Exploração do blogue da Biblioteca Escolar;
  • Escolha e atribuição de nomes em Língua Gestual Portuguesa;
  • Sessão na Biblioteca Escolar sobre formação de utilizadores;
  • Sessão na Biblioteca Escolar promovida pela DT e dinamizada por responsáveis da Saúde Escolar, subordinada ao tema : Ergonomia/ Mochilas;
  • Dia 3 de dezembro: Dia internacional da pessoa com deficiência: Debate;


  •  11 de dezembro - Visita à feira do livro da Biblioteca Escolar e  participação no jogo " À Descoberta da Biblioteca";


                                            2º  período


 "Empreender a ser... para CRESCER"
  • 8 de janeiro - Início da implementação do manual Educação para o Empreendedorismo " Uma ideia para mudar o mundo". Reconto de uma estória. Preenchimento de fichas;

  • 15 de janeiro - Desenvolvimento do projeto que pretende promover competências inerentes ao empreendedorismo. O que é uma ideia (ponto de partida);



  • 22 de janeiroVisionamento de um video sobre a importância da aprendizagem;


http://alicefrade.blogspot.pt/2015/01/mentalidade-de-crescimento-mentalidade.html

  •  Diálogo com os alunos sobre o filme. Registo em folhas do que tinham aprendido na aula;
  • 29 de janeiro -Diálogo com os alunos sobre a limpeza da sala de aula e da importância de a preservar assim. Escrita de uma carta dirigida à direção e assinada pelos presentes a reconhecer o trabalho dos outros e a comprometerem-se a fazer o possível  por não sujar. Uma aluna teve a ideia de se colocar tapetes à entrada das salas. Essa ideia também ficou registada;
  • 5 de fevereiro - Diálogo sobre o aproveitamento/comportamento da turma. Visionamento de uma animação sobre a Fada Oriana . Diálogo sobre a animação e exploração do carácter/ comportamento das personagens. Articulação com as disciplinas de inglês e português ;
Obs:  A obra Fada Oriana já tinha sido trabalhada nas aulas de português.


  • 12 de fevereiro- Início do preenchimento do questionário " Vamos Arriscar";
  • 19 de fevereiro - Conclusão do preenchimento do questionário " Vamos arriscar" ;
  • 22 de fevereiroReflexão sobre os resultados obtidos na avaliação realizada na aula anterior;
  • 19 de marçoReflexão sobre os resultados obtidos na avaliação realizada na aula anterior;
3º  período

  • 10 de abril - Diálogo com os alunos: Ser amigo e o respeito pelo outro. Construção de textos;

  • 17 de abril - Diálogo com os alunos sobre a Lenda de Beja. Construção de brasões; ( conhecer-se a si próprio)
    Conta a lenda que quando a cidade de Beja era uma pequena localidade de cabanas rodeada de um compacto matagal, uma serpente assassina era o maior problema da população. A solução para este dilema passou por assassinar a serpente, feito alcançado deixando um touro envenenado na floresta onde habitava a serpente. É devido a esta lenda que existe um touro representado no brasão da cidade.
Fonte:   http://www.infopedia.pt/$beja
Obs: As lendas foram trabalhadas em português e história. Cada aluno desenhou o seu Brasão.
Os alunos também tinham já utilizado um recurso disponibilizado no blogue numa atividade proposta em português.
  • 24 de abril - Leitura do conto " O tesouro"de Manuel António Pina pela professora Alice e exploração da temática do 25 de abril;


  • 8 de maio - Visionamento de um video sobre a  amizade e reflexão sobre o mesmo;

  • 12 de maio - (aula de HGP) Sessão de trabalho sobre Bullying com o psicólogo Luís Fernandes. 

  • 15 de maio - Criação de uma história sobre a temática do bullying para ser transposta para BD em educação visual.(trabalho de pares e em pequeno grupo).


  • 19 de maio - ( aula de português) Crescer em segurança;

Phineas e Ferb e as regras do Ciberespaço!
Posted by SeguraNet.pt on Terça-feira, 19 de Maio de 2015
  • 22 de maio - Apresentação à turma das histórias criadas.

  • 29 de maio - Sessão de trabalho sobre Bullying com o psicólogo Luís Fernandes. Preenchimento de um questionário para posterior elaboração de um sociograma. Preenchimento de um coração desenhado numa folha em branco com o que cada aluno tinha no coração.





  • 5 de junho- Conclusão de tarefas iniciadas em aulas anteriores.
  • 12 de junho- Auto e heteroavaliação . Diálogo sobre o trabalho desenvolvido.








9 comentários:

  1. Senhora professora estava tudo muito bem, explicado.Sobre os delegados e os sub delegados da turma.
    Mariana Tavares
    Maria Rafoto

    ResponderExcluir
  2. Adorei o video esta muito giro : )
    Inês Lameira
    5 D

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que gostaste Inês!
    Beijinhos e bom fim de semana:)

    ResponderExcluir
  4. Professora,

    Gostei muito do vídeo, está muito bem feito!
    Parabéns...
    Bom fim-de-semana!

    Lúcia
    5ºD

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que gostaste, Lúcia!
    Só um pequeno reparo: Bom fim de semana (Já não se coloca o hífen):)Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito está muito giro!!!
    Leonor 5º D

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito professora.
    Margarida Ourives 5 D

    ResponderExcluir

Obrigado pela sua visita!